“Um tipo de hospedagem que utiliza a computação em nuvem ou cloud computing para disponibilizar aplicações ou sites para serem acessados por meio da internet.”

Na prática, é um conjunto de servidores, que podem ou não estar no mesmo ambiente, e que são divididos em diversos servidores virtuais e alocados dinamicamente, conforme a necessidade de utilização. Nos modelos tradicionais de hospedagem o site é vinculado a um servidor principal. Já no ambiente cloud o site ou a aplicação faz o acesso a um cluster, que utiliza um conjunto de servidores. Essa característica proporciona uma série de benefícios, como escalabilidade, maior capacidade de processamento e muito mais.

O que é hospedagem cloud?

A hospedagem cloud oferece características como alta disponibilidade e escalabilidade. Para isso, utiliza servidores virtuais que são responsáveis por fazer o balanceamento de cargas de trabalho. Portanto, quando um servidor está sobrecarregado, consegue distribuir o processamento entre os outros servidores virtuais. Dessa forma, caso ocorra algum problema físico com alguma máquina, o site continua disponível, o que permite oferecer um serviço extremamente confiável. O serviço de hospedagem é contratado sob demanda, o que significa que a capacidade do ambiente pode ser adequada conforme a necessidade de utilização do site.

Quais as vantagens de hospedar na nuvem?

Com a transformação digital, há uma grande procura por tecnologias que possam atender às necessidades de manter um ambiente com alta disponibilidade. A hospedagem em nuvem oferece uma série de benefícios que atendem a essa exigência, confira os principais a seguir.

Escalabilidade

A escalabilidade é a capacidade que o ambiente tem de aumentar ou diminuir recursos computacionais conforme a necessidade de utilização. Existem situações em que um site requer uma maior utilização de recursos, como mais espaço em disco, mais recursos de rede etc. Um exemplo é durante períodos de grande movimento, como a Black Friday.

Com a hospedagem em nuvem esse aumento de recursos é feito automaticamente. Assim, quando o sistema percebe uma maior requisição de processamento, faz a liberação automática conforme a necessidade de utilização. Além disso, quando o processamento volta ao padrão normal, o ambiente também é reduzido ao seu estado original.

Controle de custos

A hospedagem em nuvem é contratada conforme a necessidade de utilização. Ou seja, a empresa define o quanto quer gastar com o ambiente. Além disso, caso haja a necessidade de utilização de recursos adicionais, conforme mencionado no exemplo da Black Friday, a cobrança é feita de acordo com a utilização.

Isso quer dizer que é possível contratar um ambiente que atenda a necessidade de processamento do dia a dia, contar com recursos extras quando necessário e pagar à medida que os utiliza.

Capacidade de processamento

Conforme mencionamos, a hospedagem em nuvem utiliza diversos servidores para criar o ambiente virtual. Em função disso, é possível adicionar e remover recursos computacionais com facilidade em qualquer instância. Dessa forma, a capacidade de processamento pode ser ampliada conforme a necessidade de uso.

Redução de custos

A hospedagem em cloud contribui para reduzir o custo das empresas em investimentos com infraestrutura. Por ser um ambiente extremamente flexível, pode ser utilizado para tarefas como criar um site, como forma de armazenamento de arquivos corporativos, para hospedar um blog etc.

Portanto, em vez de investir em hardwares caros e licença de softwares, a empresa contrata o serviço de hospedagem conforme a sua necessidade de utilização.

Hospedagem Cloud: escalável e flexível para quem quer construir parcerias incríveis

Contrate hoje mesmo sua hospedagem hoje mesmo!

Solicite um orçamento personalizado

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso.

Política de Privacidade.
Termos de Uso.